Você sabe a origem da palavra Salário?

Podemos constatar a importância do papel desempenhado pelo sal, através dos registros da história da humanidade. A sua produção e utilização podem ser encontrados em ilustrações e escritos que datam do início da civilização.

A salga dos alimentos já era um costume bastante difundido no Egito, cerca de 4.000 anos antes da era Cristã, os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda.

A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. 

Ainda hoje um dos principais acessos de Roma se chama "Via Salaria", pois era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do império.

Até o século 18, a ordem de precedência dos comensais num banquete era indicada em relação ao saleiro de prata maciça colocado na mesa. À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres. Os menos nobres ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.

No final do século 19 e começo do século 20, o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil. 
O seu emprego hoje é extremamente variado. É utilizado para a produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e outras centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos e diversas outras.
Desde a Idade Média os Europeus fizeram fortunas com o tempero e introduziram o hábito de consumi-lo no Brasil.

Processo de Produção e Beneficiamento

A salina utiliza água do mar como matéria-prima, um recurso renovável e inesgotável. A água do mar é captada do Rio Mossoró e bombeada para dentro de uma seqüência de evaporadores e concentradores, onde a evaporação solar aumenta gradativamente a concentração de sais, até o ponto em que a salmora está saturada de cloreto de sódio. 
Neste momento é transferida para os cristalizadores onde a precipitação do sal ocorre antes de haver a cristalização dos sais que possam contaminar o produto.
Este sal cristalizado é posteriormente colhido, lavado para retirada de impurezas e estocado em pilhas, ficando pronto para ser beneficiado. 
O sal beneficiado e empacotado na CIMSAL são totalmente automatizados, sem nenhum contato manual, com qualidade de alto padrão distinta de acordo com sua finalidade.
Os equipamentos utilizados no beneficiamento do sal são totalmente construídos em aço inoxidável, instalados em duas refinarias com capacidade de produção de 30 ton/hora.

Legal saber de tudo isso, pois o sal está entre nós todos os dias e nem percebemos todos os benefícios que ele nos trás. Inclusive o tão esperado 'Salário', rs.
Agora é a hora de mostrar o kit que a Flor de Sal Cimsal me enviou.

FLOR DE SAL CIMSAL
A Flor de Sal é único sal produzido no mundo que é 100% Natural e o seu processo de coleta é artesanal.
Devido a sua naturalidade, a Flor de Sal Cimsal não sofre nenhum desgaste no processo da produção e colheita, inclusive no processo de secagem que é 100% natural, isto é, ao Sol.
Em sua concentração de umidade está contida todos os oligoelementos contidos na água do mar, fazendo da iguaria atingir o percentual de 30,93% menos sódio do que o sal de mesa comum e 4,15mg/g de Potássio sendo que o sal de mesa comum não possui quantidade significativas deste elemento. Este nutriente é muito importante, pois auxilia no processo de retenção de líquidos e na reposição de sais para atletas. Além destes, a flor de sal ainda possui oligoelementos importantes para nutrição humana como, Zinco, Ferro, Manganês, Molibdênio e Selênio completando mais ainda a sua riqueza sensorial e nutricional.
Complementando, como sabe-se, a Flor de Sal são os pequenos cristais retirados na camada mais superficial das águas dos cristalizadores contidos nas salinas. Utilizando os recursos naturais que são a água do mar, a energia solar e muito vento, a Flor de Sal é o resultado do trabalho destes elementos da natureza que em conjunto proporcionam uma fina película de cristais que flutuam no leito rosados dos cristalizadores e de onde são retirados diariamente com utensílios próprios. No ato da colheita são depositados em telas perfuradas para escorrer e secar na própria salina sendo seguidamente colocado em embalagens para o consumo sem sofrer qualquer tipo de transformação para que o consumidor obtenha um produto 100% natural e artesanal.
Considerada o "creme de la crème" dos condimentos, a Flor de Sal é uma preciosidade cobiçada por chefes de cozinha e gourmets de todo o mundo. Fonte de Potássio, Cálcio, Cobre, Zinco e Magnésio, por ser totalmente natural, resultado de uma harmoniosa associação entre a água do mar,o sol e o vento. Valoriza os pratos acrescentando um sabor inigualável. A Flor de Sal é uma fina película que se deposita na superfície das salinas e através de uma técnica milenar é colhida manualmente. O desejado ingrediente é extraído principalmente, nas salinas francesas, sendo sucesso na Europa e Estados Unidos. Produto registrado no Ministério da Saúde. 
Prove a Flor de Sal Cimsal e sinta o sabor natural e saudável desse condimento cobiçado entre todo o mundo. 

SACHÊ SOSAL LIGHT 50% MENOS SÓDIO
Confere ao alimento o tempero perfeito na porção desejada.

LIGHT - 50% MENOS SÓDIO

SÓDIO E POTÁSSIO NA MEDIDA CERTA

ACOMPANHANDO AS TENDÊNCIAS E NECESSIDADES DO MERCADO VISANDO OFERECER CADA VEZ MAIS PRODUTOS DE ALTA QUALIDADE, A CIMSAL LANÇA O SAL REFINADO SOSAL LIGHT, COM REDUZIDO TEOR DE SÓDIO E INCREMENTO DE POTÁSSIO NA MEDIDA CERTA.

SOSAL LIGHT É UMA FORMA FÁCIL DE ADMINISTRAR ATRAVÉS DA DIETA E, AO MESMO TEMPO, REDUZIR O CONSUMO DE SAL E PODENDO SER USADO NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS PARA TODA A FAMÍLIA, NÃO TENDO AS DESVANTAGENS DE ALTERAR O SABOR DOS ALIMENTOS OU CAUSAR INTOLERÂNCIA GÁSTRICA COMUM EXISTENTE NOS PRODUTOS COMERCIAIS.

A sua composição, 50% sódio e 50% potássio, é ideal para manter o bom paladar. Pois o sódio, também é muito importante para o organismo.

Conheça as outras variações disponíveis:


FLOR DE SAL QUARTETO DE SABORESCismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

TRADICIONAL - Textura leve e delicadeza de sabor fazem da tradicional Flor de Sal Cimsal um ingrediente especial para acompanhar todos os tipos de pratos, como carnes, peixes, aves, saladas e sobremesas de chocolate e caramelo.
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

Filézinho de Merluza ao molho
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

LIMÃO - Mixado naturalmente com raspas de limão siciliano, a Flor de Sal Cimsal Com Limão traz a sua mesa a excelência do que é único, juntando a comida e a reunião com família e amigos. A mistura dos dois produtos naturais é indicada para uso na finalização de aves, peixes assados, molhos com azeite para pães e massas.
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

Espaguete com molho bolonha
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

DEFUMADO - Mixado com essência natural da fumaça da madeira do carvalho, a Flor de Sal Cimsal Defumada vai além da memória do tempo, proporciona oportunidade de celebrar com a família e amigos os momentos bons do passado. Como sugestão, é indicada para finalização em camarões, peixes, linguiças e aves, como peru e pato.
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

Tirinhas de frango douradinhas
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

ERVAS FINAS - Mixado naturalmente com alecrim, salsinha, orégano e manjericão, as ervas finas são saudáveis, são leves, mais também excitantes e intensas. Sua aplicação é indicada para finalização em peixes, frangos e manteigas.
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

Frango ao molho com Vagem picadinha
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

Por aqui já viramos consumidores diários desse quarteto, com muita moderação e saúde.
Agradecemos o carinho da empresa em ter nos enviado esse kit com carinho e dedicação.
E para quem quiser saber mais um pouquinho é só acessar o site e ficar por dentro de todas as novidades!
Cismal, Flor de Sal Cismal, Na Cozinha da Maricota, Recebido, Receitas, Sal,

Beijocas, Donamaricota

# Publipost
Comente pelo Blogger
Comente pelo Google+

3 comentários:

  1. Hoje eu tive uma veddadeira aula sobre o sal.Sinceramente não sabia que a palavra salário era um derivado do sal,rs.

    Adorei o Flor de Sal defumado. A comida deve ficar com um gostinho delicioso.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Já conhecia uma parte da história do sal... É muito interessante!... Aqui na região onde moro tem várias salinas e uma companhia nacional de sal.
    Amei conhecer a Cimsal e Flor de sal com aromas! Fiquei bem curiosa pra experimentar receitas com esse quarteto de sabores.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Cléo que maravilhoso!! Eu não sabia dessa história toda e foi um super ensinamento, rs. Que comidas deliciosas, aqui em casa só usamos o sal light. Na época o endocrinologista da Ingrid pediu e acabei acostumando e não trocando.
    beijos

    ResponderExcluir

Quer mais? Aqui tem!

Copyright © 2013 Dona Maricota Feliz - Layout Personalizado por Giselle Carvalho
Subir