Suplementos alimentares e pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, corresponde a cerca de 15% do peso corporal. Sua principal função é proteger os órgãos e manter o equilíbrio com o meio externo.

Por estar frequentemente exposta a diversos fatores, como fumo, radiação solar, poluição e estresse, a pele pode sofrer diversos danos que vão gerar aspecto envelhecido, perda de viço e elasticidade, ressecamento e perda da capacidade de produzir colágeno, que vão acarretar no envelhecimento celular. A própria idade e alterações hormonais também prejudicam a qualidade da pele. 

O estilo de vida tem grande impacto na velocidade do envelhecimento da pele. Alguns hábitos que envolvem a prática de exercícios, alimentação equilibrada, sono adequado e gerenciamento do estresse são benéficos não apenas para a saúde, mas para a beleza da pele.

No quesito alimentação, o consumo de alimentos coloridos, como frutas variadas, verduras e legumes, fornece antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres às células. Também deve-se priorizar alimentos naturais, cereais integrais, carnes magras e leguminosas. É importante evitar alimentos fritos, ricos em açúcar ou gorduras.

Alguns suplementos também têm ação positiva na pele, confira:

· Betacaroteno: é o pigmento responsável pela coloração alaranjada de legumes e frutas, como damasco, mamão, abóbora, entre outros. Possui a capacidade de proteger a pele contra os danos causados pelo sol, além de conferir um bronzeado duradouro. 

· Ômega 3: possui ação anti-inflamatória, podendo ajudar no tratamento da acne e na melhora da permeabilidade das células, contribuindo para melhorar a passagem de nutrientes e nutrição dos tecidos. 

· Vitamina C: vitamina importante para a produção de colágeno, uma proteína essencial para a firmeza, elasticidade e sustentação da pele. Também possui ação antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento celular. 

· Selênio e zinco: são minerais importantes para a formação de duas enzimas antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres ao organismo, prejudicando o DNA das células e acelerando o envelhecimento.

· Vitamina E: é um importante antioxidante que previne a oxidação das células de gordura e o envelhecimento da pele, combatendo os danos causados pelos radicais livres. 

A suplementação desses nutrientes pode ajudar a complementar a necessidade diária, já que a alimentação muitas vezes não consegue suprir, mas antes de tomar algum suplemento, é importante consultar um nutricionista, que irá avaliar qual a necessidade, doses e horário indicados. 

Texto: elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.
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