Ômega 3

O interesse pelo ômega 3 teve início na década de 1970, quando pesquisadores começaram a estudar por que uma população de esquimós apresentava baixo índice de doenças cardiovasculares, descobrindo que isso ocorria devido ao alto consumo de peixes provenientes de água geladas, principais fontes de ômega 3.

Omega 3, Natue, Suplementos, Guest Post, Saúde, A partir daí, diversas pesquisas mostraram que o ômega 3 é essencial para o bom desenvolvimento fetal e crescimento, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, controle da pressão alta, colesterol e diabete, doenças inflamatórias, como artrite, doenças autoimunes, problemas da pele, depressão e até câncer.

Por não ser produzido no organismo, o ômega 3 deve ser obtido através da alimentação ou de suplementos, quando a ingestão é insuficiente para suprir às necessidades diárias. Além de peixes, como sardinha, atum e arenque, as sementes de chia e de linhaça também fornecem esse ácido graxo, porém de forma que precisa ser convertida no organismo para ter ação.

Durante a gestação, o ômega 3 também tem grande importância, pois diminui o risco de parto prematuro, reduz a incidência de depressão pós-parto e ajuda a melhorar o desenvolvimento cognitivo do bebê, como aprendizado, raciocínio e memória. Mas por ter ação anticoagulante, seu uso deve ser suspenso cerca de um mês antes do parto. 

Por ter ação anti-inflamatória, o ômega 3 pode ser um aliado no controle do sobrepeso e da obesidade, desde que associado com uma dieta rica em cereais integrais, frutas e vegetais, assim como exercícios físicos. 

Já em idosos, o ômega 3 também pode auxiliar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, e na prevenção da sarcopenia em idosos, que é a perda da massa muscular. 

Atualmente, o padrão alimentar é muito mais rico em ômega 6 – devido ao alto consumo de alimentos refinados, ricos em gorduras saturadas –, que possui ação pró-inflamatória, por isso, a suplementação de ômega 3 pode ser necessária. 

Texto: elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.
# Guest Post

Comente pelo Blogger
Comente pelo Google+

0 comentários:

Quer mais? Aqui tem!

Copyright © 2013 Dona Maricota Feliz - Layout Personalizado por Giselle Carvalho
Subir