A importância das leguminosas na alimentação

Alimentação, Nutrição, Pauta, Assessoria de Imprensa, Maricodicas, AdeS, soja, feijão, ervilha, lentilha

Segundo Alessandra Luglio, incluir este grupo na alimentação auxilia no bom funcionamento do corpo e da saúde .

Aliar uma alimentação equilibrada com exercícios físicos é uma forma de manter um estilo de vida saudável e de diminuir riscos de doenças e outros problemas de saúde. Dentro de um cardápio semanal, é fundamental garantir a oferta de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, vitaminas e minerais.

E, para isso, variar a alimentação é importante não só para não enjoar dos alimentos, mas também para aumentar a gama de nutrientes consumidos. As leguminosas, por exemplo, são uma opção de alimento que ajuda a variar os sabores e as cores das proteínas que entram no seu prato. Além disso, elas possuem fibras que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

A nutricionista Alessandra Luglio, da P4B, explica que a ingestão diária de uma porção desses alimentos é importante numa dieta balanceada. “As leguminosas são pobres em gordura saturada, ricas em fibra e possuem proteínas importantes para o corpo humano. Além disso, este grupo alimentar tem baixo índice glicêmico, o que indica mais saciedade”, finaliza a nutricionista.

Confira algumas leguminosas para incluir no cardápio:

Ervilhas: A ervilha é fonte de fibras solúveis, que auxiliam a lentificar a absorção de gorduras e açúcares e a regular o intestino, além de serem ricas em vitaminas e minerais.

Feijão: Além de ser rico em proteínas e fibras, contém minerais como fósforo, que está presente na membrana das células; magnésio, que além de estar envolvido na estrutura de ossos e dentes, também é importante no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, e ferro, que atua na formação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do organismo. Para melhorar a absorção do ferro presente nele, consuma um alimento fonte de vitamina C na mesma refeição, como um suco de acerola ou um limão espremido na salada, por exemplo.

Lentilha: Ricas em zinco, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga. Na mistura com arroz, tem um perfil de protéinas mais completo, pois une os aminoácidos destes dois alimentos.

Soja: Rica em fibras e gorduras poli-insaturadas. Tem seu destaque maior pela sua proteína, que é considerada biodisponível e com alta digestibilidade. Ou seja, é considerada a mais completa dentre as proteínas vegetais. Além do consumo da sua cozida em saladas e refogados, é possível variar com outros produtos à base dela, como tofu e bebidas de soja. 

SAC AdeS: 0800 707 0044

# Fonte: Assessoria de Imprensa
Comente pelo Blogger
Comente pelo Google+

18 comentários:

  1. Pois é amiga, a Lara não come de jeito nenhum. Estamos complementando e ao mesmo tempo incentivando pois elas são super importantes.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  2. Te entendo muito bem Nane. Aqui o Davi come de tudo, já a Ceci é uma briga para comer.

    ResponderExcluir
  3. Só não curtimos a lentilha, mas sabemos da importância dela. Um bom feijãozinho entra pra lista prioritária. rsrs
    Bjus querida.

    ResponderExcluir
  4. Feijão sempre...Tive sorte pois bem aceitou bem todos esses alimentos!

    ResponderExcluir
  5. Aqui a lentinha faço sopa a única forma que comemos, feijão não é um dos pratos preferidos do filho mais faço comer pelo menos em uma das refeições do dia

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  6. Adoramos os dois por aqui! mas o feijão ainda é o preferido!

    ResponderExcluir
  7. Por aqui gostamos bastante, tirando a ervilha. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ervilha tem muita proteína, por isso comemos muito por aqui.

      Excluir
  8. Adoramos aqui exceto a lentilha que não comem nem eu pagando rsrs

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa o feijão está presente na alimentação todos os dias. A lentilha de vez em quando :)
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito importante mesmo, mas está tão caro nosso principal item, aja rebolado para manter na lista de compras! Adorei o post!

    ResponderExcluir

Quer mais? Aqui tem!

Copyright © 2013 Dona Maricota Feliz - Layout Personalizado por Giselle Carvalho
Subir